Você já parou pra pensar por que seu caminhão não pode ser maior ou mais pesado do que certo limite? E por que, em algumas balanças, o peso por eixo importa tanto quanto o peso total? Isso não é só burocracia.
Por trás dessas regras, tem muita coisa que afeta diretamente o dia a dia de quem vive na estrada, como você, caminhoneiro.
Hoje, vamos falar sobre dimensões de caminhões, tabela PBT de caminhão, peso por eixo e a famosa Resolução do CONTRAN, que coloca ordem nas estradas. Siga a leitura!
Por que existem regras para o tamanho e peso dos caminhões?
Imagine a seguinte cena: um caminhão gigante, muito mais pesado do que deveria, passando por uma ponte. Se não houver limite, o risco de a estrutura ceder é real. E não é só ponte: o asfalto cede, a estrada quebra, e quem paga a conta? Todo mundo que usa a rodovia, inclusive você.
Além disso, um caminhão fora do padrão é difícil de manobrar, ocupa mais espaço, e vira um perigo em curvas, descidas e ultrapassagens.
Por isso, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) define o que pode e o que não pode em relação a dimensões de caminhões e pesos por eixo.
Quais são as principais regras de dimensões e peso?
Confira abaixo as principais regras de dimensão de caminhão e peso por eixo:
Dimensões máximas permitidas
De acordo com a Resolução nº 882/2021 do CONTRAN, essas são as medidas básicas:
- Largura máxima: 2,60 metros
- Altura máxima: 4,40 metros
Comprimento
- Caminhão rígido: até 14 metros
- Caminhão com reboque (bitrem, rodotrem): até 30 metros (dependendo do tipo e autorização)
Atenção: Alguns veículos, como cegonheiras e transporte de contêineres, podem ter medidas diferentes, mas sempre com autorização especial.
Tabela PBT (Peso Bruto Total)
O PBT é o peso total do veículo carregado. Inclui o peso do caminhão + carga + combustível + motorista e passageiros.
Segue uma ideia geral da tabela PBT de caminhão, mas lembre-se que isso varia de acordo com o número de eixos e tipo de veículo:
Tipo de caminhão | Quantidade de eixos | PBT Máximo (kg) |
Caminhão simples | 2 | 16.000 |
Caminhão trucado (3 eixos) | 3 | 23.000 |
Carreta simples (4 eixos) | 4 | 29.000 |
Bitrem (7 eixos) | 7 | 57.000 |
Rodotrem (9 eixos) | 9 | 74.000 |
Esses números podem variar se houver algum tipo de autorização especial (AET).
Peso por eixo
Aqui é onde muita gente se enrola na balança. O peso por eixo é o quanto cada conjunto de rodas pode suportar. Não adianta só pensar no peso total, o caminhão precisa distribuir o peso corretamente. Exemplo de limites de peso por eixo (valores aproximados):
Tipo de eixo | Peso máximo (kg) |
Eixo simples com pneus simples | 6.000 |
Eixo simples com pneus duplos | 10.000 |
Eixo tandem (2 eixos juntos) | 17.000 |
Eixo triplo | 25.500 |
Então, mesmo que o caminhão esteja dentro do PBT, se o peso estiver mal distribuído (com eixo sobrecarregado), você pode ser multado.
O que é a Resolução do CONTRAN e por que ela importa?
A Resolução 882/2021 e outras normas anteriores (como a 210/06) definem essas regras todas. Mas por quê?
Segurança
Caminhões muito altos podem bater em passarelas e viadutos e os caminhões muito largos podem invadir a pista contrária.
Preservação das estradas
Rodovias e pontes têm limite de peso. Se passar disso, o asfalto quebra, formando buracos (que depois podem causar acidentes).
Organização do tráfego
Já pensou se cada um fizesse o caminhão do tamanho que quisesse? Por isso, essas normas são lei, e quem não segue, além de multa, pode ter o caminhão retido até regularizar.
Como isso afeta o caminhoneiro?
Agora, o que você quer saber: o que isso muda na sua vida?
- Planejamento de carga: saber o limite do seu caminhão evita que você aceite fretes que podem te colocar em apuros na balança.
- Evita multas: uma multa por excesso de peso ou dimensão irregular pesa (e muito) no bolso.
- Segurança: um caminhão equilibrado, dentro dos limites, é mais fácil de dirigir, frear e manobrar.
- Menos desgaste: rodar com sobrepeso estraga o caminhão mais rápido, força pneus, suspensão e freios.
E quando precisa passar dos limites?
Às vezes o frete é bom, mas a carga é fora do padrão. Aí entra a AET (Autorização Especial de Trânsito). Com a AET, você consegue:
- Rodar com cargas indivisíveis (ex: máquinas, tratores).
- Transportar cargas com peso ou tamanho acima do permitido, mas de forma legal.
Mas atenção: precisa de rotas definidas, acompanhamento em alguns casos, e prazo para circular.
O que muda com os novos caminhões?
Você deve ter notado que a cada ano surgem caminhões mais modernos. Muitos têm eixos direcionais, suspensão a ar e outros recursos para distribuir melhor o peso. Por isso, na hora de comprar ou alugar um caminhão, fique de olho em:
- Número de eixos: quanto mais eixos, mais peso pode carregar.
- Tecnologia de distribuição de carga: ajuda a não estourar o peso por eixo.
- Suspensão: modelos modernos distribuem o peso automaticamente, evitando multas e desgastes.
As regras do CONTRAN podem parecer complicadas, mas no fim das contas, elas existem para proteger você, seu caminhão, e todo mundo que divide a estrada com você.
Rodar dentro dos limites de peso e dimensão não é só “andar na linha”, é garantir que você vai e volta em segurança, sem dor de cabeça, multa ou acidente.
Então, antes de sair pra estrada, vale a pena dar aquela conferida no PBT, peso por eixo e ver se está tudo certo. Afinal, quem vive na estrada sabe que é melhor prevenir do que consertar o prejuízo depois!