Grupo Domo

Tara, lotação e PBT do caminhão: entenda de uma vez como funciona

Se tem uma coisa que dá dor de cabeça pra muito caminhoneiro, é entender o que é de tara, lotação e PBT. Afinal, não é só colocar a carga no baú ou na carroceria e sair rodando, né? Tem regra, tem limite e, se vacilar, tem multa, desgaste no caminhão e até apreensão da carga.

Por essa razão, hoje vamos te explicar sobre tara e lotação de caminhão, o PBT e como isso impacta no seu dia a dia. Se você já ficou na dúvida olhando aquela placa na porta do caminhão ou pensou “será que tô carregando certo?”, então esse texto é pra você!

O que é a tara do caminhão?

Você já deve ter ouvido: “Esse caminhão tem tara de 7 mil quilos.” Mas… o que é isso na prática? Basicamente, a tara é o peso do caminhão vazio.

Isso mesmo! É o peso do caminhão sem carga, mas com tudo que ele precisa para rodar, como, por exemplo, combustível cheio, pneus, estepe, ferramentas, equipamentos obrigatórios, óleo e fluídos e tudo mais que faz parte do veículo.

Ou seja, se você parar na balança sem carga, o número que aparece lá (ou bem perto disso) é a tara do seu caminhão.

Onde você acha essa informação?

  • No documento do veículo (CRLV)
  • Na plaqueta que fica na porta ou na lateral do caminhão

Por que isso é importante?

Porque a tara serve de base para calcular quanto você pode carregar sem estourar o limite. Se não sabe a tara, não tem como saber o restante da conta. E, amigo, aí o risco de multa por excesso de peso é grande.

O que é lotação?

A lotação, também conhecida como carga útil, representa o peso máximo de mercadorias que o caminhão pode transportar, desconsiderando o peso do próprio veículo. 

Este é um dos principais indicadores para quem trabalha com transporte, pois é ele que define a capacidade operacional do caminhão em relação à quantidade de carga.

O cálculo da lotação é feito subtraindo-se a tara do Peso Bruto Total (PBT) do caminhão. Em outras palavras:

Lotação = PBT – Tara

Por exemplo, se um caminhão tem um PBT de 16.000 kg e sua tara é de 6.000 kg, isso significa que ele pode transportar até 10.000 kg de carga útil.

É importante destacar que exceder o limite de lotação, mesmo que o excesso seja pequeno, pode gerar penalidades severas, como multas e até a retenção do veículo. 

Além disso, transportar carga além do permitido contribui para o desgaste prematuro do caminhão, aumenta os riscos de acidentes e impacta negativamente na conservação das estradas.

O que é PBT – Peso Bruto Total?

O Peso Bruto Total (PBT) é a soma da tara com a lotação. Ou seja, é o peso total do caminhão carregado, incluindo o próprio veículo, a carga, o motorista, os passageiros, combustível e qualquer outro item presente no momento da pesagem.

O PBT é um dos principais parâmetros utilizados pela fiscalização nas balanças rodoviárias. É a partir dele que se verifica se o caminhão está circulando dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Operar acima do PBT permitido é considerado infração grave. Isso não apenas resulta em penalidades, mas também compromete a segurança nas estradas, já que o excesso de peso afeta o desempenho dos freios, a estabilidade do veículo e a capacidade de manobra, além de aumentar significativamente o risco de falhas mecânicas.

Assim como a tara, o PBT está especificado no CRLV do veículo e nas informações fornecidas pelo fabricante.

Aproveite e leia também sobre a lei do descanso

Limites Estabelecidos pelo CONTRAN

Os limites de peso no transporte rodoviário brasileiro são definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), com base na configuração de cada veículo, especialmente na quantidade e no tipo de eixos.

De acordo com a Resolução nº 882/2021 do CONTRAN, os limites máximos de peso por eixo são os seguintes:

  • Eixo simples com roda simples: até 6 toneladas
  • Eixo simples com roda dupla: até 10 toneladas
  • Eixo tandem (duplo) com rodas duplas: até 17 toneladas
  • Eixo tridem (triplo) com rodas duplas: até 25,5 toneladas

Os limites de PBT variam de acordo com o tipo de veículo. Alguns exemplos:

  • Caminhão leve: até 6.000 kg
  • Caminhão médio: até 14.000 kg
  • Caminhão semipesado: até 23.000 kg
  • Caminhão pesado (como carretas e bitrens): pode ultrapassar 45.000 kg, dependendo da configuração dos eixos e do tipo de implemento.

É importante lembrar que o excesso de peso não é avaliado apenas no total do veículo, mas também individualmente por eixo. Isso significa que uma má distribuição da carga pode gerar multa, mesmo que o PBT total esteja dentro do limite.

As penalidades para excesso de peso incluem multa por cada 200 kg ou fração excedente, pontos na CNH e, em alguns casos, retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Como rodar dentro da lei sem perder produtividade?

Garantir a operação dentro dos limites de peso não significa necessariamente perder produtividade. Existem várias estratégias que ajudam a otimizar o transporte sem ultrapassar os parâmetros legais.

Distribuição correta da carga

A distribuição do peso deve ser feita de forma equilibrada entre os eixos. Isso evita tanto o excesso por eixo quanto o comprometimento da estabilidade do veículo.

Escolha do veículo adequado

Selecionar um caminhão com configuração compatível com o tipo de carga e a rota prevista é fundamental. Em algumas situações, veículos com mais eixos podem ser mais vantajosos, pois permitem maior capacidade de carga dentro da legalidade.

Uso de tecnologias

Atualmente existem balanças embarcadas, sensores de carga e aplicativos que ajudam a monitorar o peso do veículo em tempo real. Essas ferramentas auxiliam na tomada de decisão no momento do carregamento.

Planejamento de rotas

Conhecer previamente as restrições das rodovias, os locais de fiscalização e as características do trajeto contribui para uma operação mais eficiente, evitando multas e desgastes desnecessários.

Manutenção preventiva

Um caminhão em boas condições de manutenção suporta melhor sua carga nominal, além de reduzir riscos de falhas mecânicas relacionadas ao excesso de peso.

Treinamento e conscientização

É essencial que tanto os motoristas quanto os operadores de carga estejam bem informados sobre os limites legais e os impactos de operar acima deles. Isso garante mais segurança, menos desgaste e maior rentabilidade.

Para se manter sempre atualizado sobre temas como este sobre PBT, lotação e tara do caminhão, acompanhe os conteúdos do Grupo Domo nas redes sociais e no nosso blog. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre controle de jornada. Até mais!

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?